Fisioterapia para Gestantes
O que é?
A gravidez é um período de intensas alterações musculoesqueléticas, físicas e emocionais. O fisioterapeuta tem o papel de orientar e preparar a gestante para enfrentar essas transformações. O fisioterapeuta também é capaz de avaliar e monitorar as alterações físicas além de tratar a paciente com comprometimentos musculoesqueléticos específicos incorporando o conhecimento de lesão e regeneração dos tecidos ao das alterações que ocorrem durante a gravidez.
Quais o benefícios?
Indicações e Benefícios da fisioterapia no período pré-natal:
-
Prevenção de dores em geral;
-
Alterações no assoalho pelvico;
-
Alterações posturais;
-
Melhorano controle respiratório;
-
Facilitação do trabalho de parto;
-
Diminui a ansiedade e o estresse;
-
Orienta posturas mais adequadas durante suas atividades diárias e amamentação;
-
Preparar os membros superiores para os cuidados do bebê;
-
Preparar os membros inferiores para o aumento no peso a ser suportado e para as alterações circulatórias da gravidez;
-
Melhorar a percepção e o controle da musculatura do assoalho pélvico;
-
Mantém a função e força abdominal;
-
Promove um preparo cardiovascular seguro;
-
Prover informações sobre as mudanças que ocorrem na gravidez e no parto;
-
Prepara as mamas adequadamente para a amamentação, através de técnicas como a dessensibilização, massoterapia e orientações sobre a amamentação;
E evita ou minimiza os transtornos decorrentes da gravidez, como dores nas costas, varizes e edema nos membros inferiores.
-
Pilates na Gestação
Os exercícios de Pilates para gestantes são adaptados para cada trimestre e condição física de cada mulher; respeita a individualidade de cada uma tornando o método mais seguro.
O Pilates para gestante trabalha de uma maneira global tanto o fortalecimento quanto o alongamento, utiliza a respiração para facilitar a oxigenação do bebê e a conexão da mulher com suas transformações corporais.
Benefícios: estabilização da coluna lombar, diminuição das dores, fortalecimento do assoalho pélvico e cintura abdominal, melhora da qualidade do sono e aumento da energia, resist~encia física, melhora da circulação.
Importante: a gestante é muito impactada por um hormônio chamado relaxina. Este auxilia no processo de acomodação do bebê e para facilitar o parto. Isso causa instabilidade das articulações e hiperfrouxidão ligamentar. Portanto, o fisioterapeuta deve estar atento a essas alterações. Deve ser realizado fortalecimento global de membros, abdome e tronco.
-
1º trimestre: poucas gestantes têm liberação médica para iniciar o Pilates. Deve evitar exercícios intensos como saltos e isometrias prolongadas.
-
2º trimestre: é o trimestre de disposição. Deve-se focar bem na ativação do CORE para proteção da coluna e evitar aumento da diástase fisiológica. Não deve utilizar o decúbito dorsal por mais de cinco minutos.
-
3º trimestre: a gestante necessita de extra atenção, cuidado com os alinhamentos e prática correta dos princípios. Esses cuidados interferem na concentração e consciência corporal. Pode-se trabalhar global com foco na estabilização de tronco, pelve e cintura escapular. Os exercícios respiratórios serão de grande importância nessa fase já que o diafragma é empurrado para cima pelo crescimento uterino. Deve dar ênfase maior às mobilizações pélvicas, estimular a abertura da pelve e relaxamento do assoalho pélvico.
É necessário liberação médica a cada nova consulta de pré natal.
Tratamento: 1 a 2 vezes por semana com duração de 30 min.
-
Faça já seu cadastro para consultar!
Será um prazer lhe atender! Se preferir ligue: (38) 3321-9391.